29 de março de 2024

Review e Dicas SimCity BuildIt (por Lili Reviews)

Segue abaixo um ótimo texto escrito por Marco André para o site Lili Reviews. Tomo a liberdade de citar alguns trechos. A matéria inteira pode ser vista no link disponível no final desse post.

“(…) Inicialmente o jogo é bastante divertido e dinâmico, tal e qual outras versões do Sim City. No entanto, com o avançar dos níveis, o jogo fica bastante mais moroso e há que arranjar algo para fazer entre operações ou então viver no QG Comercial Global.

Uma das partes mais importantes é manter muitos Sims a viver na cidade e manter a sua felicidade o mais elevada possível, para que paguem mais impostos. Tal e qual como Portugal, cada vez mais felizes, portanto cada vez mais impostos!

Para começar convém separar as áreas residenciais da área industrial, uma prática comum em todos os SimCity e também na maioria das cidades reais. Ninguém gosta de poluição ou barulho. As estradas simples não custam nada a construir nem a demolir portanto mesmo sem grande planeamento é possível respeitar esta premissa. As estradas melhoradas, de 4 e 6 faixas são bastante caras de construir se forem troços muito grandes. Como medida temporária para evitar o abandono dos edifícios, pode ser construída uma estrada do outro lado dos edifícios e virar metade destes para a nova estrada. O problema é que mais cedo ou mais tarde será preciso melhorar ambas.

Construir todas as áreas residenciais disponíveis pode não ser a melhor estratégia. À medida que a cidade vai crescendo, vai sendo possível construir mais áreas residenciais mas talvez não seja pior resistir à tentação de ver a cidade crescer rapidamente e optar por aprimorar uma menor quantidade de edifícios.

Os edifícios de serviços são cruciais e bastante caros, principalmente para quem está a começar. Como estes edifícios têm uma área de influência limitada, convém concentrar o mais possível as áreas residenciais de forma a que tenham cobertura dos bombeiros e polícia, por exemplo.

Aprimorar os edifícios, o que traz dinheiro e novos Sims, parece não ter influência nos requisitos de energia, água, esgoto e gestão de lixo. Novamente, estas infra-estruturas são bastante caras e as mais simples de cada categoria, com exceção da água, são poluentes.

As fábricas, por outro lado, é construir quantas for possível, assim que possível até porque são grátis e não precisam dos serviços acima referidos! Aqui produzem-se as matérias primas para a maioria das construções e as lojas. Devem estar sempre a produzir, quer quando se está a jogar, quer quando se desliga o jogo. As matérias-primas mais requisitadas também mudam ao longo do jogo. Podem ser melhoradas à medida que a população vai aumentando mas convém pesar a relação custo-benefício dessas atualizações, que basicamente aumentam as linhas de produção mas não a velocidade de produção. Neste momento estou com 6 fábricas básicas, custa 500 simoleons a melhorar cada uma e 1 fábrica de produção em massa. Só irei melhorar para fábrica de nanotecnologia, que é não poluente, quando a cidade estiver a nadar em dinheiro.

Diferentes lojas vão sendo desbloqueadas consoante o nível. Algumas lojas são extremamente importantes outras são facultativas, diria. Algumas lojas mais avançadas demoram tanto tempo a produzir e utilizam produtos que também demoram imenso tempo a sair das fábricas que mais vale comprar no QG Comercial Global ou, no caso de ser para aprimorar um edifício, pedir novo projeto e esperar 30 minutos. Com sorte já não irá ser necessário produtos tão exóticos. Ao que parece os Sims ficam contentes por morar ao pé de qualquer loja, embora não aumentem o valor da zona ou a qualidade dos edifícios.

A mansão do prefeito tem algumas metas a atingir e que são a única forma de obter SimCash gratuitamente. Gastar SimCash para reduzir os timers de alguma produção não será a melhor escolha. Na minha opinião, o melhor sítio para gastar o SimCash ganho passar esses desafios é aumentando as linhas de produção das lojas, nomeadamente da loja de ferramentas e da loja de materiais de construção. Também investi alguns para aumentar o número de slots do Armazém comercial.

Algumas notificações dos Sims que estão a viver na cidade aparecem em balões de fala que podem, ao acaso, desbloquear alguns items que podem ser utilizados para expandir a área da cidade, aumentar a capacidade do depósito municipal e para lançar os desastres da torre Vu. Por isso toca a espancar esses balões!

Quando aparece uma moeda nos edifícios de serviços, há que estudar essa oportunidade de negócio. Embora algumas sejam más, especialmente para produtos das lojas que demoram imenso tempo a produzir outras, como é o caso dos objectos de expansão podem ser excelentes. Além disso, negócios para materiais como metal, madeira e plástico que demoram apenas alguns minutos a fazer e habitualmente existe bastante stock são uma forma fácil de trazer dinheiro para os cofres da cidade.

O Depósito Municipal é certamente o edifício do governo mais importante. Convém aumentar a sua capacidade algumas vezes para ser possível ter mais items e mais variedade em stock para qualquer situação. Tenho 70 slots e às vezes fica cheio antes de tirar das lojas todos os produtos que preciso para determinada operação. Numa fase inicial é mais importante focar no aumento da capacidade do Depósito Municipal do que na expansão dos terrenos da cidade.

É fácil ganhar Simeleons no QG Comercial Global mas requer alguma paciência. Uma estratégia que utilizei para aumentar a cidade rapidamente e oferecer melhores serviços aos Sims, foi explorar este mercado online. Imensas cidades participam no mercado e tentam despachar excessos de stock, por isso é possível encontrar praticamente todos os produtos. A operação de compra é um pouco demorada pois apesar de o produto aparecer no mercado, quando visitamos a cidade vizinha, muitas vezes já não há nada à venda. Notei que é particularmente difícil comprar o que as lojas produzem, talvez a procura seja demasiada, uma vez que demoram muito tempo a produzir, principalmente em alguma quantidade. Por outro lado, os produtos para expansão do terreno e da capacidade do depósito municipal são bastante fáceis de comprar, foquei-me então na compra desses produtos e na sua posterior venda.

A venda faz-se no Armazém Comercial. É gratuito colocar os produtos à venda e é possível aumentar a possibilidade da nossa oferta aparecer no QG Comercial anunciando gratuitamente um produto diferente a cada 5 minutos ou pagando em SimCash para quem não quer esperar, sendo que não recomendo esta última opção. De notar que depois de se colocar determinado produto à venda não é possível retirá-lo de venda, a não ser pagando em SimCash e esse produto nem sequer volta para o depósito municipal.

Quando os nossos produtos não estão a sair, a melhor opção é colocar um produto semelhante a um preço baixo e anunciar. Assim mais compradores são atraídos para a cidade e acabam por levar todos os produtos. Exemplo:

Todos estes produtos já estavam para venda há algum tempo.

A partir de determinado ponto, o jogo foca-se essencialmente no Porto de Carga e nos navios que conseguimos despachar. Cada navio tem uma carga definida em termos de produtos e a quantidade de cada só é revelada quando o navio atraca. Cada carga bem sucedida corresponde a uma chave dourada, que é a única forma de desbloquear os edifícios mais avançados nas categorias de escolas, transporte, lazer, jogos e monumentos. O navio não fica para sempre no porto à espera da carga mas é bastante fácil cumprir os requisitos, o pior é que o próximo só chega passado 6 horas.

A educação só se torna uma preocupação numa fase mais avançada do jogo, depois de vários carregamentos bem sucedidos. Mas parece que estes edifícios aumentam o valor do terreno e as zonas residenciais nestas áreas de influência apresentam edifícios mais luxuosos.

No fim de contas, o SimCity BuildIt é interessante para os fãs do franchise SimCity que têm um bom dispositivo móvel para apreciar o crescimento da sua cidade. Para esta review joguei no Motorola Nexus 6 e mesmo assim senti alguns breaks, a partir do momento que a cidade começou a ficar mais composta e quando todas as fábricas tinham produção completa. Portanto talvez não esteja bem otimizado. Existem infinitas formas de melhorar a cidade e ganhar simeleons, tornando o jogo fácil de aprender e evoluir mas oferecendo mais possibilidades a quem explorar opções mais complexas. Inicialmente ainda dá para tolerar esperar alguns minutos mas partir de determinado nível o tempo de espera é muito elevado, 5 ou 6 horas em alguns casos, e só dinheiro real é que permite acelerar. (…)”

Fonte: http://www.lilireviews.com/review-dicas-simcity-buildit/

Deixe um comentário