18 de abril de 2024

Edifícios Residenciais e Luxuosos

Os edifícios residenciais são o foco central do jogo porque são eles que trazem os habitantes da cidade (chamados de Sims) e geram suas riquezas. Em muitos fóruns e sites do SimCity Buildit há dezenas de dúvidas sobre como usar esse recurso do jogo de forma eficiente e, principalmente, como deixar os edifícios mais luxuosos como se vê em algumas cidades mais evoluídas. Vamos tentar abordar tudo que conseguimos aprender até agora e passar abaixo, dividindo em blocos de informações.

Começando do começo

O jogo sempre disponibilizará 3 unidades (ou zonas residenciais) para construir por vez. Não é cobrado nada para você cria a zona residencial, mas quando você iniciar a construção de uma residência o jogo pedirá alguns elementos que sua fábrica e/ou suas lojas precisarão prover para que as primeiras residências sejam construídas.

Mas vamos tentar ir mais devagar…. para você iniciar uma residência, arraste e confirme tocando o “visto verde” onde você deseja que ela seja colocada no mapa (como exibido na imagem abaixo).

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Assim que você confirmar, uma preparação da área residencial será feita e você verá um balão com um formato de capacete de obra acima do local (como mostra a figura abaixo). Esse capacete de obra representa um projeto de construção e é usado sempre que o jogo quiser lhe informar que uma dada residência pode evoluir.

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Se você tocar no capacete, o jogo informará o que precisará fornecer, em termos de produtos, para que aquela residência possa passar pra outro nível (como mostra a figura a seguir, lado esquerdo). A dinâmica é sempre a mesma desde o primeiro nível de residência (que acontece quando você instala uma nova zona residencial). Quando você conseguir fazer a primeira evolução de uma zona residencial, e se sua cidade estiver providenciando tudo corretamente, você verá que essa zona residencial acabará por solicitar uma evolução, então os moradores mostrarão um novo projeto de construção para evoluir aquela residência. Feita essa nova evolução podem surgir mais posteriormente até evoluir essa residência aos níveis mais altos do jogo (falaremos disso mais a frente).

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Para efetivar a evolução de uma residência ou seja, aceitar o projeto apresentado, você precisa tocar na lista de produtos requisitados e arrastar até o local da residência, no mapa (como mostra flecha amarela na figura acima).

Para você entender o quando precisa de cada produto, você precisa considerar o que é exibido no lado direto da “/” (barra), do lado do produto. O que é mostrado no lado esquerdo é quanto você tem em estoque. Para dar um exemplo, vamos interpretar a figura acima:

  • Cadeira: não tem em estoque, mas precisa de 1;
  • Tábua: tem 1 em estoque, precisa de 1;
  • Madeira: tem 4 em estoque, precisa de 2;
  • Mudas: tem 1 em estoque, precisa de 1;
  • Aço; tem 5 em estoque, precisa de 1;

Uma dica é que os itens que ficam em vermelho são aqueles que você não tem em estoque mas estão sendo solicitados. Quando estes ficam na cor preta, significa que você tem em estoque.

Uma outra dica é que o jogo mostra a você quando uma residência já tem todos os produtos necessários para que você consiga evoluir aquela residência, isso é exibido através de uma espécie de “visto” verde ao lado do capacete de obras (como mostra a figura abaixo). Nesse caso, se você tocar no capacete de obras com o visto verde, verá que você já tem tudo para executar o projeto e evoluir aquela residência.

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Se você não tiver todos os produtos solicitados mas arrastar a lista até o local da residência no mapa, o jogo dará a opção de adquirir o que falta com SimCash.

O importante é que cada evolução nas residências trará a você três itens fundamentais ao jogo (também exibidos na figura acima, no lado direito, informando o quando ganhará pela evolução, caso a caso):

  1. Moedas (Simoleons)
  2. Pontos para subir de nível
  3. Aumento de população

Portanto a principal ação para aumentar a população é a construção e evolução de residências, também é a única ação que permite a você subir o nível de sua cidade como um todo!

Haverá momentos em que você não terá quase nenhum dos materiais necessário para a evolução de uma residência ou achará que demorará muito produzir, uma dica é você tentar comprar esses materiais no QG Comercial Global ou tocar no “Solicitar novo projeto” (lado direito, inferior da figura acima). Se optar pela segunda opção, um arquiteto falará a você que em 30 min exibirá outra lista de produtos (geralmente mais fáceis de serem conseguidos), mas até lá você não poderá evoluir essa residência (a não ser que pague em SimCash para que ele faça imediatamente).

Quando você as zonas residenciais que o jogo lhe cede e evoluí-las já ao primeiro nível, o jogo habilitará você a construir outras zonas residenciais, mas cuidado! Se construir muitas dessas zonas residenciais sem os serviços básicos necessários (bombeiro, polícia e etc.) você poderá ser mais prejudicado do que beneficiado. Isso porque a população vai começar a deixar a cidade e as residências ficarão abandonadas, o que trará redução no imposto cobrado e uma série de outros pontos negativos.

Por isso, uma dica é sempre procurar evoluir as residências existentes ao máximo para construir mais depois.

 Subindo o nível, tendo prédios luxuosos

Existem 5 níveis de evolução de uma zona residencial. Não há como evoluir mais que isso. O nível 5 são os grandes prédios, o que significam que estes contém muita gente. De um modo geral, todas as residências evoluem de igual forma, como mostra essa lista simples, nos ajudando a entender cada nível que as residências podem evoluir:

  • Nível 0 – Residências Básicas (adiciona 52 pessoas na sua cidade a cada residência criada);
  • Nível 1 – Zona de Baixa Densidade (adiciona 104 pessoas na sua cidade a cada residência criada);
  • Nível 2 – Zona de Baixa Densidade (adiciona 154 pessoas na sua cidade a cada residência criada);
  • Nível 3 – Zona de Média Densidade (adiciona 313 pessoas na sua cidade a cada residência criada);
  • Nível 4 – Zona de Média Densidade (adiciona 752 pessoas na sua cidade a cada residência criada);
  • Nível 5 – Zona de Alta Densidade (adiciona 1836 pessoas na sua cidade a cada residência criada);

Mas quem já joga a algum tempo, mesmo que pouco, percebe que, se evoluir 3 ou 4 residências juntas, quando estas alcançam o nível 5 nem sempre elas ficam iguais, não se tornam os mesmos prédios ou ao menos se mantem na mesma categoria. Então surge a pergunta mágica: como faço pra deixar meus prédios todos como aqueles lindos arranha-céus que vejo as vezes?

Na verdade, isso não depende somente da evolução das residências em si, depende também do valor da área (ou zona) residencial em que esse prédio se encontra e a previsão de riqueza projetada também nessa área. Mas vamos novamente por parte… Apesar de só haver um ícone de zona residencial quando se entra na área de residência do jogo, essa área permite também que se veja outras informações através das opções no canto direito inferior da tela. Nela você pode o valor das terras de sua cidade e previsão de riquezas dos moradores de um dado local

Screenshot_2015-01-29-22-49-22Previsão de riqueza

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Valorização do terreno

A dica de ouro então é que quando você constrói residências em terras com alto valor e com previsão de riqueza extremamente elevada, sem faltar nenhum serviço básico ou serviços requeridos pela população (mesmo que não considerados básicos), suas residências, quando atingirem o padrão 5 se tornarão arranha-céus e lindos prédios luxuosos.

Ter áreas com alto valor e alta projeção de renda implica em você criar toda a estrutura de serviços (todos os serviços, sem exceção) e não ter nenhuma atividade contaminando o local (como fábricas e etc.). Qualquer falta em uma das partes desses quesito te desqualificará a ter prédios imponentes.

Para facilitar, segue os pontos que o jogo considera para permitir ou não prédios luxuosos:

  • T1 – Nível 5 Padrão: Apenas todos os serviços básicos funcionando = prédios simples;
  • T2 – Nível 5 Premium: Todos os serviços básicos funcionando e ter apenas um dos dois fatores extras (riqueza ou terrenos de alto valor) = prédios maiores e intermediários.
  • T3  – Nível 5 Luxo/Majestoso/Master: Todos os serviços básicos funcionando e os dois fatores extras (riqueza e terrenos de alto valor) = prédios máximos e luxuosos.

Algumas dicas que valem a pena se atentarem:

  • Use zonas T3 para construírem prédios bacana e depois movam esses prédios para zona inferiores. A construção se manterá e valorizará aquela área.
  • Organize sua cidade para criar área T3, mesmo que pequenas. Se não tiver mais como criar zonas de residência, destrua um prédio antigo e crie um novo para valorizar a área e puxar outras trocas como essa. O dinheiro perdido será compensado pela valorização do local, que voltará a você em forma de impostos diários.

Bom, espero ter cobrido todos os principais pontos sobre as zonas residenciais. Mais pra frente tentarei trazer mais detalhes e dica. Enquanto isso, deixem seus comentário.