QG Comercial Global
Talvez uma das funcionalidades mais interessantes do jogo é o QG Comercial Global. Basicamente é uma “vitrine” que você usa para comprar, de outras cidades do jogo, produtos que precisa e/ou que demorariam muito para sua cidade produzir (ou que sua cidade nem conseguiria produzir ainda). Essa funcionalidade não fica disponível quando você começa a jogar, mas é desbloqueada assim que você avança alguns poucos níveis. Embora a ideia pareça ser extremamente simples, na verdade pode não ser tão simples quanto se pensa. Mas antes de qualquer coisa, é bom lembrar que, para você ter essa funcionalidade, você precisa estar online, quer seja por 3G, wireless, sinal de fumaça… sei lá. Sem conexão com a Internet (modo offline), nada de QG Comercial Global.
Retornando… Uma das primeiras coisas que se precisa saber é que você não tem como filtrar ou escolher quais produtos deseja ver na vitrine ou quais categorias lhe interessam mais. O jogo é que fará essas escolhas (e não tenho ideia de como) trazendo o que ele acha que deve. Quando você começa a jogar isso não parece importar muito porque você só tem condições de produção, ou necessidades de consumo, de pouquíssimos itens então tudo o que é trazido e apresentado atenderá você. Com o passar do tempo, somado a evolução natural do jogo, você perceberá o quanto será difícil achar algo que precisa frente todas as opções de produtos que o jogo trará a você.
A segunda coisa que perceberá é que há algumas cidades que são ótimos fornecedores (tem sempre o que você quer e muito mais), mas você não pode escolher sempre visitá-la para “cortar caminho”. Você dependerá da boa vontade do jogo de trazê-la novamente na vitrine quando der. Não há como “salvar” uma cidade como favorita ou ter qualquer referência para visitá-la mais tarde no momento que você quiser.
O terceiro e mais irritante contratempo é que em 90% dos casos (não estou exagerando), quando você toca um produto querendo comprá-lo, você não consegue comprá-lo efetivamente… Bom, antes de entender o porquê, é preciso entender como você compra um produto no QG.
Uma vez que você abre a tela do QG (mostrada acima) e escolhe um produto que quer comprar (com um toque sobre ele), você fará uma viagem a cidade vizinha como mostra a figura a seguir.
Quando isso acontecer, você literalmente vera a cidade vizinha como se fosse o prefeito dela, ou seja, com a mesma visão que você vê a sua. Isso é bacana, principalmente quando você acessa cidades bem mais desenvolvidas, porque você pode ver muitas coisas que ainda não tem disponível.
Uma dica muito importante é observar que os prédios de Armazém Comercial, Porto, QG Comercial Global e Laboratório do Dr. Ru são os mesmos em qualquer cidade e ficam sempre no mesmo local.
Outra dica bacana é estudar como grandes cidades estão organizadas e colher boas ideias de organização, eficiência, cobertura de serviços e etc.
Bom, uma vez na cidade visitada, você precisará tocar no Armazém Comercial da cidade que está visitando e ver se efetivamente aquele produto está disponível para comprá-lo. Normalmente, quando você chega na cidade vizinha, o jogo te direciona automaticamente para o Armazém Comercial daquela cidade e mostra os produto disponíveis para venda. É nesse momento que você efetivamente compra (e terá o desconto em sua moedas) do produto que escolheu.
Voltando a questão de não conseguir comprar, muitas vezes você fará todo o caminho para chegar aqui, você não verá o produto disponível para venda ou verá, mas quando for efetivamente comprar um produto, o sistema vai informar que ele não está mais disponível. Isso é bem frustante depois de várias tentativas.
Se servir de consolo, uma ótima dica é você poder usar o prédio QG Comercial Global da cidade que está visitando para também acessar a vitrine de produtos (como fez na sua cidade) e escolher o próximo da lista que for trazida, assim você não tem que retornar a sua cidade (seta “voltar” localizada no extremo esquerdo superior da tela) e fazer todo o processo novamente.
Vejo artigos de pessoas que conseguira fazer bastante moedas comprando no QG e vendendo em seu mercado, mas após algumas horas de uso dessas funcionalidades chego a conclusão que é possível, mas da um trabalho muito grande e fico a pensar se, esse tempo aproveitado de uma outra forma, não seria mais lucrativo, mas…
Pra finalizar esse post, a dica da velha pesquisa também vale aqui. Quando um jogador vai colocar algo pra vender, o jogo sugere, no momento do cadastro, um valor e te permite mudar isso (veja melhor acessando o post do Armazém Comercial), mas ele deixa que você coloque, como máximo, 20% a mais do valor que ele sugeriu, mas não restringe você a dar 60, 70, 90% de desconto se quiser. Então, se tiver paciência, boa memória e sorte, você realmente consegue coisas bacanas aqui e pode subir de nível bem rápido.
Deixem seus comentários…